Arco e flecha indígena
Olá amigos do GSE PR/16º, recentemente em algumas conversas com o nosso amigo Paulo discutimos sobre arcos do tipo sobrevivência. Até aquele momento eu só conhecia os "survival bows" feitos de bambu, porém na mata fechada dificilmente encontraremos material assim.
Portanto comecei a estudar como os nossos indígenas fabricavam seus arcos e flechas.
Foi surpreendente descobrir a variedade de madeiras boas para a confecção de arcos indígenas, as madeiras vão de ipê à palmeiras.
Tucum, é uma palmeira que encontramos facilmente em todo o Brasil, principalmente às margens de rios. Desta árvore podemos confeccionar arco, flecha e corda e seus frutos maduros servem como alimento.
Neste artigo debaterei um pouco sobre esta madeira.
![]() |
Palmeira Tucum |
Arco:
O processo de fabricação do arco de Tucum é simples, requer secagem de 2 a 3 dias sob a sombra ou uma secagem forçada ao fogo. Corte a palmeira seguindo a direção de suas fibras, entalhando o arco com cerca de 1,5m, afinando levemente a madeira do centro em direção as pontas. Após feito este procedimento, deixe a madeira descansar por alguns dias, ou force sua secagem ao fogo, tomando cuidado para não danificar a madeira. Um arco com a secagem por fogo, tende a durar menos que um arco cuja madeira secou naturalmente, considere deixar a madeira descansar, ou faça mais de um arco, para que a outra peça possa secar naturalmente em uma situação de sobrevivência.
![]() |
Detalhe das fibras de um arco |
![]() |
Arco indígena feito de Tucum |
Flechas:
Para a confecção das flechas, entalhe na madeira, seguindo a direção das fibras, deixando o mais cilíndrico possível. Ajuste a flecha de acordo com seu gosto, equilibrando seu tamanho de acordo com a ponta a ser utilizada. Para a confecção das pontas, podem ser utilizados diversos materiais, como pedras, ossos, madeira da própria Tucum ou até mesmo os coquinhos de Tucum (os indígenas confeccionavam flechas com coquinhos de palmeiras para o abate de aves, sem danificar a carne e penas dos pássaros).
A amarração da ponta na flecha será feita com a fibra de Tucum.
![]() |
Flecha de Buri, Palmeira semelhante ao Tucum |
Corda:
Separe as fibras das folhas (o uso de um pente facilita o processo), trance no comprimento desejado.
Outras fibras naturais podem ser utilizadas, algumas estão neste artigo sobre cordas.
![]() |
Corda de Tucum |
Observação importante:
Tucum é uma palmeira com espinhos, o que pode ocasionar ferimentos leves, porém incômodos por alguns dias. Uma alternativa ao uso do Tucum seria o Buri, uma palmeira muito similar, porém sem espinhos. Sua madeira (de acordo com relatos) é ligeiramente mais fraca que a de tucum, porém muitas vezes é um preço baixo a se pagar frente a arriscar se ferir.
Espinhos de Tucum |
![]() |
Buri/Buriti |
legal bela matéria,gostei do bolg do grupo
ResponderExcluirObrigado ;)
ExcluirParabéns, muito legal seu blog.
ResponderExcluirParabéns, muito legal seu blog.
ResponderExcluirOlá!td bem?gostaria de ver um vídeo com os índios fazendo seus arcos!vc sabe algum?abraço Marco Antonio
ResponderExcluirO Tucum que tem aqui no litoral de SC é fino da grossura de cabo de enxada e altura de maximo dois metros. Supostamente esse seu tucum é outra palmeira.
ResponderExcluir