terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Fibras naturais/Cordas - Parte 1

Cordas de fibras naturais são itens relativamente fáceis de fazer, que exigem somente um pouco de conhecimento e perseverança até alcançarmos a perfeição no trançado com rapidez.

Muitas vezes não temos em mãos corda o suficiente para criação de um abrigo, cama suspensa, amarras, armadilhas, corda para arco, entre outros. Por este motivo é importante sabermos identificar plantas que podem nos fornecer fibras.
Abaixo, veremos as plantas que possuem fibras naturais que podem ser transformadas em cordas.




Nomes alternativos: 

Bucha, capim-de-esteira, erva-de-esteira, espadana, landim, paina, paina-de-flecha, paineira-de-flecha, paineira-do-brejo, paneira-de-brejo, paneira-do-brejo, partasana, pau-de-lagoa, pau-mole, tabebuia, taboinha, tabu, tabua, tabuca, tabuba, tifa, totora. Southern Cat-Tail (inglês).












Corda de Taboa


Taboa é uma planta típica de manguezais e charcos muito comum no Brasil. Seu caule é comestível, suas folhas possuem fibras para confecção de cordas, As espigas contendo sementes, podem ser utilizadas para iniciar fogo.


Avaliação:

Justificativa: Fácil de coletar, serve como alimento e iniciador de fogo, fácil localização e fácil acesso.


Tucum:

Nomes alternativos:

Tucumtucunzeiroticum ou tecum












Tucum é uma palmeira comum em matas brasileiras, suas folhas podem ser trançadas para a confecção de abrigos, desfiadas para fabricação de cordas. Seu fruto é comestível, de gosto adocicado e seus espinhos podem ser utilizados como pontas de flechas e zarabatanas.


Avaliação:

Justificativa: Suas copas são altas e repletas de espinhos, forçando a derrubada da palmeira. Seus espinhos podem machucar uma pessoa facilmente, tornando esta árvore um último recurso para a obtenção de fibras naturais.



Buriti:

Nomes alternativos:

coqueiro-buriti, buritizeiro, miriti, muriti,muritim, muruti, palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu, carandaí-guaçu, buri, buriçu, patioba, pati, buri-da-praia, buri-do-campo.









Buriti é uma palmeira que fornece fibras, palmito, farinha, madeira, óleo das sementes de seus frutos. Os indígenas chamavam o Buri de árvore da vida, pois esta árvore supre todas as necessidades do ser humano.

Avaliação:


Embira:

Nomes alternativos:

Imbira.











Planta geralmente de porte pequeno à médio, sua entrecasca provém uma corda de fibra, que quando seca se mostra extremamente resistente. Encontrado em matas do Brasil todo.

Avaliação: 

Justificativa: Apesar de sua corda ser extremamente resistente, não há muito o que fazer com esta planta.

3 comentários: